Google+ Alimentação: Banana Pão

Newsletter - Acompanhe as novidades por email:

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Banana Pão



A Banana Pão é muito maior que a banana comum. Pode atingir facilmente os trinta centímetros.

Não se pode comer crua. Está sempre pronta a cozinhar, qualquer que seja o seu estado de maturação - verde, amarelo ou negro. Quando está verde, é suave e farinhento, à semelhança da mandioca. Quando está amarela e sarapintada de manchas negras, está quase madura e é ligeiramente doce. Quando a casca estiver toda negra, a banana pão estará totalmente madura, aromática e doce.

Descascar uma banana pão verde pode ser um desafio. Contudo, se a passar por água quente, irá suavizar e tornar-se mais fácil de descascar. Em primeiro lugar corte as pontas. 
Depois, utilize uma faca para cortar a casca de uma ponta a outra e descasque sob água fria a correr, para evitar manchas nas mãos. Retire a casca de um lado ao outro, de uma vez só. Coloque o fruto descascado em água salgada, para evitar oxidação, antes de o cozinhar.

Quando estiver totalmente maduro pode assar com casca a 100ºC de 45 a 50 minutos e servi-lo temperado com sal, pimenta e um pouco de manteiga. O fruto maduro fica especialmente delicioso quando frito.

A banana pão amadurece se for guardada à temperatura ambiente. As verdes demorarão de sete a dez dias a amadurecer totalmente. Se ainda não as quiser utilizar depois de maduras, poderá descascá-las e tê-las congeladas durante três meses.


Estas mega primas da banana são boas para a saúde. Têm pouca gordura e pouco sódio. Têm um alto teor de hidratos de carbono e são uma excelente fonte de potássio, magnésio, fibra e vitamina C.

A banana pão é um fruto, mas nos seus países de origem é considerado um legume.

Sem comentários:

Enviar um comentário