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quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Bananito



O bananito tem apenas oito a doze centímetros de comprimento, é doce e tem uma textura particular. 
Como consumir: Tal como uma banana comum. Frescos ou desidratados, ao natural, em saladas, sumos, batidos, bolos, etc.

Como escolher / manter: As bananas estão maduras quando apresentam côr amarela viva e alguma firmeza. Manchas negras e pouca firmeza são sinal de maturação avançada. O que não é necessariamente mau! Amadurecem depressa à temperatura ambiente. Quando alcançam o estado de maturidade desejado, podem ser guardadas no frigorífico para atrasar o processo de maturação, mas por pouco tempo.

Nutrientes principais: Fibra, Manganês, Potássio, Vitaminas B e C.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Banana Pão



A Banana Pão é muito maior que a banana comum. Pode atingir facilmente os trinta centímetros.

Não se pode comer crua. Está sempre pronta a cozinhar, qualquer que seja o seu estado de maturação - verde, amarelo ou negro. Quando está verde, é suave e farinhento, à semelhança da mandioca. Quando está amarela e sarapintada de manchas negras, está quase madura e é ligeiramente doce. Quando a casca estiver toda negra, a banana pão estará totalmente madura, aromática e doce.

Descascar uma banana pão verde pode ser um desafio. Contudo, se a passar por água quente, irá suavizar e tornar-se mais fácil de descascar. Em primeiro lugar corte as pontas. 
Depois, utilize uma faca para cortar a casca de uma ponta a outra e descasque sob água fria a correr, para evitar manchas nas mãos. Retire a casca de um lado ao outro, de uma vez só. Coloque o fruto descascado em água salgada, para evitar oxidação, antes de o cozinhar.

Quando estiver totalmente maduro pode assar com casca a 100ºC de 45 a 50 minutos e servi-lo temperado com sal, pimenta e um pouco de manteiga. O fruto maduro fica especialmente delicioso quando frito.

A banana pão amadurece se for guardada à temperatura ambiente. As verdes demorarão de sete a dez dias a amadurecer totalmente. Se ainda não as quiser utilizar depois de maduras, poderá descascá-las e tê-las congeladas durante três meses.


Estas mega primas da banana são boas para a saúde. Têm pouca gordura e pouco sódio. Têm um alto teor de hidratos de carbono e são uma excelente fonte de potássio, magnésio, fibra e vitamina C.

A banana pão é um fruto, mas nos seus países de origem é considerado um legume.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Banana Maça



É uma banana relativamente pequena, de casca fina e amarela-clara. Devem-se consumir frescas ou desidratadas, ao natural, em saladas, sumos, batidos, bolos, etc. 

As bananas estão maduras quando apresentam cor amarela viva e alguma firmeza. Manchas negras e pouca firmeza são sinal de maturação avançada. O que não é necessariamente mau.

Amadurecem depressa à temperatura ambiente. Quando alcançam o estado de maturação desejado, podem ser guardadas no frigorífico para atrasar o processo de maturação, mas por pouco tempo.


Nutrientes principais:

- Fibra;
- Manganês;
- Potássio;
- Vitaminas B e C.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Como conservar os Brócolos e as Cenouras no frigorífico...




   Antes de conservar os Bróculos e as Cenouras devem ser embrulhados levemente em papel de alumínio, desta forma irá protegê-los da luz que pode acelerar o apodrecimento e alterar os sabores. 
 
 
 
 
 
 
   Irá também permitir que o ar circule e os gases que prejudicam os vegetais se libertem. Esta técnica não funciona com todos os artigos, os cítricos e o tomate, por exemplo, fazem uma reacção quando colocados em contacto com o alumínio.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Ervas Aromáticas - Como conservar por mais tempo...




Basta colocar as ervas aromáticas dentro de um copo com água, cobertas por um saco de plástico, no frigorífico...





Desta forma irá garantir que os coentros ou a salsa aguentem no frigorífico durante uma semana ou mais. Corte a pontinha do pé das ervas e coloque-as dentro de um copo com água. 

Coloque um saco de plástico por cima e prenda-o com um elástico à volta do copo. Guarde no frigorífico e vá tirando à medida que precisar.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Brócolos





É um Alimento rico em cálcio, ferro e vitamina A. É recomendado para pessoas que apresentam anemia ou necessitam de cálcio (crianças, adolescentes, idosos e portadores de osteoporose). 

Também é calmante, laxativo e diurético.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Abobrinha


Contém cálcio, fósforo e ferro. É um alimento importante para regular os intestinos. Para aproveitar bem seus minerais e vitaminas, devemos prepará-la com casca.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cebola



   Entre as vitaminas encontradas na cebola estão a folacina, vitamina C e vitaminas B6. 
   Os principais minerais encontrados são o sódio, potássio, fósforo e cálcio. Possui substâncias que ajudam na dissolução de coágulos. Por isso é utilizada como alimento na prevenção de tromboses. Indicada para dieta de pessoas que possuem patologias relacionadas com o aparecimento de trombose como diabetes, hipertensão, dislipidemias e obesidade.